MACRO-OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E METAS

A A

O nosso Plano para viver melhor

A visão de futuro, sonhada e desenhada para Mato Grosso, é a de ser o melhor Estado para se viver. Essa visão sintetiza os anseios e sonhos da sociedade mato-grossense, construída a partir das expectativas e dos desejos expressos nas consultas realizadas com mais de uma centena de atores sociais do Estado e sintetizadas no Plano de Longo Prazo (PLP).

Em 2011 o Plano passou por uma revisão com a participação de dirigentes, técnicos do Governo e representantes da sociedade, com o objetivo de contemplar as análises e as percepções de novos atores, de consolidar os avanços já alcançados e tornar mais eficaz as ações previstas para promover o desenvolvimento do Estado.

Este documento incorporou as mudanças recentes da realidade socioeconômica e ambiental do Estado. Redesenhou os cenários, adequou estratégias e metas para dar continuidade aos avanços vivenciados e melhorar o futuro dos mato-grossenses. Assim, o Plano se apresenta como um marco importante na sequência de esforços que possibilitarão o alcance do futuro desejado, numa perspectiva de médio e longo prazos.

O Plano estabeleceu as orientações estratégicas para as ações deste Governo, necessárias para alavancar o desenvolvimento sustentável no médio prazo, seguindo como fonte de inspiração e de diretriz para os próximos planejamentos. 

O Estado, nesse sentido, continuará ampliando os esforços para elevar a qualidade de vida nas cidades e no campo, proporcionando espaços mais agradáveis para conviver socialmente, com muitas opções de trabalho, de cultura e de lazer.

No ambiente econômico, Mato Grosso intensificará o processo de modificação na estrutura produtiva, tornando-a mais diversificada e competitiva. As atividades econômicas, com a incorporação de novos e modernos segmentos de transformação das matérias-primas produzidas no Estado, estabelecerão relacionamentos mais equilibrados com o meio ambiente.

Neste ambiente de grandes transformações, o Estado experimentará um vigoroso processo de inovação tecnológica que permitirá o aumento da competitividade e o adensamento das cadeias produtivas, agregando valor à produção local.

Mato Grosso estará fortemente integrado à economia nacional, experimentando grande dinamismo do mercado interno, resultado da melhoria da renda da população, e ainda mais articulado com a economia mundial, na medida em que diversificará a sua pauta de produtos destinados à exportação.

A ampliação da rede multimodal de transportes consolidará a integração do território mato-grossense, formando uma rede hierarquizada de cidades que organizará o território, abrindo espaço para a desconcentração da economia e da população. Neste cenário, Mato Grosso firma-se como um importante fornecedor de produtos para os mercados nacional e internacional.

Nesse sentido, o Plano é a expressão das grandes expectativas criadas diante das recentes e significativas melhorias nas condições de vida dos mato-grossenses. Sabemos que temos a sociedade como guardiã deste Plano, que podemos trabalhar juntos com nossos parceiros de caminhada e a satisfação de termos participado do desenho do futuro de Mato Grosso.

Clique aqui e faça o download do arquivo Plano de Longo Prazo: Macro-objetivos, metas globais, eixos estratégicos, estratégias e linhas estruturantes.