Perguntas Frequentes1-Qual a taxa de juros cobrada pelos bancos? Ao consultar o site do portal do consignado você conseguirá verificar a taxa de juros cobrada por cada banco. (www.portaldoconsignado.com.br)
2-Como consigo pegar minha via do contrato de empréstimo ou cartão de crédito? No ato da contratação da consignação o banco é obrigado a fornecer a sua via devidamente assinada, caso necessite da segunda via do contrato, você deverá entrar em contato com o banco. Lembrando que a Seplag não possui as cópias dos contratos dos servidores. 3-Como devo proceder quanto às cobranças efetuadas indevidamente? Você deverá entrar em contato com o banco e solicitar esclarecimentos, não esquecendo de anotar o nome do atendente, número do protocolo e data do atendimento.
4-Como faço para transferir meu empréstimo para outro banco? Você deverá entrar em contato com o banco do seu interesse e solicitar a portabilidade.
5-Se eu quitar minha dívida o que devo fazer? Solicitar ao banco que efetue a baixa no sistema e no portal do consignado.
6-Como faço a quitação antecipada da dívida? Você deverá solicitar ao banco que lhe envie o boleto com valor para quitação.
7-Como verifico se os descontos foram realizados e como acompanho meus consignados? Você deverá todos os meses consultar seu holerite e acompanhar suas averbações pelo portal do consignado, através do site: (www.portaldoconsignado.com.br)
8-Caso o desconto não tenha sido realizado o que devo fazer? Você deverá entrar em contato com o banco para que ele encaminhe via boleto a cobrança da parcela pendente.
9-Como fico sabendo minha margem consignável? A margem dos seus cartões e /ou empréstimos é atualizada todos os meses e você deverá acessar o site para consulta. (www.portaldoconsignado.com.br)
10-A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão pode cancelar meus contratos? A Seplag não tem esta autonomia porque o contrato é realizado entre o servidor e o banco e/ou seguradora.
11-Como faço para me desfiliar de sindicatos e associações? Deverá entrar em contato com os sindicatos/associações e solicitar cancelamento por escrito.
12-Como os descontos são lançados em minha folha de pagamento? Para que os descontos sejam lançados em folha de pagamento e necessária a realização de contrato entre o servidor e a instituição, com cláusula no contrato onde o servidor autoriza o desconto em folha de pagamento.
13-Caso eu tenha bloqueado a minha senha por excesso de tentativas o que devo fazer? Solicitar à Coordenadoria de Consignações o reset da senha.
14-Esqueci a minha senha, o que devo fazer? Deverá acessar o site do portal e clicar em esqueci minha senha, que será recuperada através do e-mail cadastrado.
Através do site www.portaldoconsignado.com.br você pode: • Visualizar sua margem; • Acompanhar os contratos averbados pelos bancos; • Simular empréstimos; • Permitir ou bloquear a visualização da sua margem pelos bancos; • Recuperar senha através do e-mail cadastrado.
Documentos necessários para cadastro • CPF • RG • Identificação: (matrícula + vínculo + 00)
Direitos dos servidores: • Exigir sua via do contrato assinada; • Saber as taxas de juros cobradas pelos bancos; • Solicitar ao banco esclarecimentos sobre cobranças indevidas; • Requerer portabilidade junto aos bancos; • Solicitar boleto ao banco quando se tratar de quitação antecipada; • Pedir ao banco a baixa no sistema quando houver quitação do débito.
Deveres dos servidores: • Consultar seu holerite; • Acompanhar seu empréstimo consignado e cartão; • Acompanhar sua margem consignável; • Acompanhar os descontos efetivados em folha de pagamento
OUVIDORIA: 162 OU 0800 647 1520 OUVIDORIA@CONTROLADORIA.MT.GOV.BR
|